EFT (Emotional Freedom Techniques) é um poderoso instrumento de cura, com aplicação específica e capacidade de tratar problemas abrangentes: emocionais, físicos e de desempenho.
De acordo com seu criador, Gary Craig, O EFT é “Versão emocional da Acupuntura”, ou “Acupuntura sem agulhas”.
Essa afirmação é feita porque, ao invés de se utilizar agulhas, utiliza-se as pontas dos dedos para estimular alguns dos principais meridianos (que podem ser comparados a circuitos, por onde a energia vital flui em nossos corpos) utilizados pela acupuntura, e assim permitir o reequilíbrio do fluxo de energia.
A EFT parte da premissa que, problemas de qualquer origem (física, emocional ou de desempenho), tem como origem o bloqueio do fluxo de energia através dos meridianos. Isso quer dizer que, não necessariamente um evento presenciado ou experienciado por uma pessoa causará um trauma.
Por exemplo: duas pessoas presenciam um assalto, onde a vítima reage e é baleada.
A testemunha número 01 fica em estado de choque, “travada”, e não consegue ajudar a vítima. A partir daquele momento passa a apresentar sintomas de síndrome do pânico (apenas para exemplicficar) e evita ao máximo sair de casa, com medo que ela possa ser assaltada e baleada a qualquer momento.
A testemunha número 02 fica impressionada, mas consegue ajudar a vítima, pede socorro e presta depoimento à polícia para procurar o assaltante. Nos próximos dias, comporta-se de forma um pouco mais cautelosa, mas não se abala de forma significativa.
Admitindo que as duas testemunhas tenham passado pela mesma experiência, a diferença entre as duas é que a primeira teve um bloqueio no fluxo de sua energia em um ou mais meridianos, que a levou a desenvolver os sintomas da Síndrome do Pânico. Não necessariamente este evento singular tenha sido o responsável pelos sintomas, mas pode ter sido a “gota d´água”.
Metáfora da mesa
Diferentemente de outras técnicas terapêuticas, o EFT não foca nos sintomas, e sim nas causas. Se deseja-se eliminar um problema de forma efetiva e definitiva, não se deve focar na eliminação dos sintomas*, mas sim das causas.
*Importante ressaltar que em alguns casos ou determinadas situações, eliminar o sintoma promove alívio momentâneo, que pode ser suficiente no curto prazo.
Os sintomas seriam o tampo da mesa, de acordo com a metáfora apresentada. São as manifestações das verdadeiras causas dos problemas. Por exemplo: enquanto um abuso sexual pode desencadear compulsão alimentar em uma pessoa, outra pode desenvolver alergias severas, uma terceira pode ter depressão.
Já as causas, são os pés da mesa.
E o que isso quer dizer?
Quer dizer que se sua intenção é derrubar uma mesa (eliminar um problema), de nada adianta derrubar o tampo (sintomas), pois os pés (causas) ainda permanecerão, e seu problema não estará resolvido. Haverá um alívio momentâneo, mas o objetivo principal não será alcançado.
Deve-se buscar derrubar os pés! Mas, como se faz isso?
O EFT, em sua diferenciada metodologia de investigação, vai justamente buscar eventos específicos onde o cliente consiga correlacionar com estes sintomas, para limpá-los. Ou seja, eliminar ou reduzir o quanto possível, a carga emocional envolvida.
Uma vez derrubados alguns pés, o tampo da mesa cairá por consequência, e a pessoa se verá livre daquele problema permanentemente.
Uma grande vantagem que o EFT apresenta é a possibilidade de atendimento remoto, já que o terapeuta é o guia, e o cliente será o espelho, repetindo suas instruções.
Além disso, O EFT permite trabalhos em grupos, onde a intenção colocada por cada um dos membros do grupo trabalha em função do todo, aumentando o poder de cura.
O EFT pode ser aplicado para pessoas físicas que estejam buscando autoconhecimento, prosperidade, melhorar seu desempenho em determinada atividade, curar doenças, entre outros, ou para empresas - que estejam buscando melhorar o desempenho de seus colaboradores, ou oferecer apoio emocional a afastados ou que estejam retornando de afastamento, redução de absenteísmo, resgate de desempenho de colaboradores que foram mal avaliados em Avaliações de Desempenho, ou ainda algum projeto que queiram elaborar para desenvolvimento de pessoas.
Quer conhecer mais sobre a técnica?
Pode seguir meu Intagram ou mandar uma mensagem:
Comments